Crónicas de viagens por um Mundo que considero Justo e Perfeito:. Aqui vou publicar desde pequenos passeios até grandes viagens que vou fazendo. Começo pela Cidade que me deu berço, me viu crescer e agora tento contribuir para a melhorar!

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Sábado, 18 de Julho de 2009

Reparação de furo pneu traseiro - "Faça você mesmo..."

Um "Faça você mesmo..." inesperado mas que dá sempre jeito saber... Como reparar um furo num pneu, neste caso de uma moto mas também dá para todo o tipo de pneu Tubeless (sem câmara de ar).


Material necessário:

Pneu
Kit de Reparação
Parafuso ou prego no pneu
Pneu Moto
Kit Reparação
Parafuso no pneu

 

Depois de reunir todos os materiais e ferramentas, e como era a Parafuso e pneu fora!primeira vez que reparava um pneu, li cuidadosamente as instruções...Primeira ferramenta - Abertura e limpeza do furo


Retirei então o parafuso (maior do que estava a contar!)...


Segundo as instruções coloquei cola na ponta da primeira ferramenta (espécie de broca) e comecei a limpar o furo para passar o resto e para facilitar a fusão dos materiais!


BorrachaDepois de a ferramenta entrar e sair facilmente passei ao ponto seguinte. É de referir que o pouco ar que restava no pneu acabou por sair totalmente e o pneu ficou bastante maleável.


Passei uma das tiras de borracha pela ferramenta que parece uma agulha e usei a cola nas pontas da borracha.


Ficando um pouco de borracha de fora, apesar de indicar que o que entrou tinha de sair um pouco para fora, isso não aconteceu, mas pelo esforço ficou um pouco metido no pneu, isto é, o pedaço de borracha tinha de passar 4 vezes pelo furo mas depois testei e não havia fuga...


Corta-se o excesso e passa-se à demorada parte que é encher o pneu com um mini-compressor até aos 42 psi... conforme manda o manual da moto!


Enquanto enchia fui usando água com sabão para verificar se havia fugas...


A grande vantagem é que este kit é portátil ficando quase tudo dentro do cabo da ferramenta!



O pneu ficou cheio e manhã verifico novamente a pressão para ver se há fugas! O kit já está debaixo do banco junto de todas as utilidades necessárias!


Demorei 30 minutos neste processo todo mas também andei calmamente a ver como se fazia correctamente e a tirar fotos para fazer este "Faça você mesmo..." Mesmo em viagem isto pode ser feito, basta que se consiga chegar a uma estação de serviço pois vai ser preciso ar para o pneu!

Vagueio:
Publicado por WandereR às 20:40
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5 comentários:
De luis a 22 de Julho de 2009 às 13:12
Mt prático esse kit.... Contando que não deve ser comum um pneu de mota que rebentar (ou romper como nos carros a subir um passeio) é mt util para não ficar apeado! E ocupa pouco espaço. É caro? Onde se compra? (Claro que nas Vespas não é necessário porque têm pneu suplente ;p)
De WandereR a 22 de Julho de 2009 às 14:04
Este kit é bastante prático e tanto dá para moto como para carro!

É barato variando um pouco o preço dependendo da loja mas este foi comprado na Zedelga na Rua do Almada no Porto mas penso que na Norauto e outras lojas assim de Auto e Moto também deve ter à venda!

Havendo roda suplente claro que é bem mais fácil mas no caso de uma moto com pneu Tubeless pode-se sempre ir até uma estação de serviço e enquanto a pendura escolhe uma revista para ler, nós reparamos o pneu e seguimos viagem!

Cumps,

JI - WandereR
De Pneus Baratos a 2 de Março de 2010 às 14:40
Obrigado pelas dicas! Á muita gente que não sabe tratar de um furo!
De kiko a 2 de Setembro de 2010 às 19:43
Boas tenho uma duvida que me anda a preocupar, o sistema de taco a grandes velocidades é seguro? Obrigado
De WandereR a 2 de Setembro de 2010 às 19:47
Boas!

Não sei bem se é seguro ou não pois eu não costumo andar a grandes velocidades! Nas velocidades normais das estradas portuguesas e espanholas (no máximo a 140km /h) nunca senti o facto de ter ou deixar de ter um taco no pneu portanto não te posso responder a essa questão de outra forma!

Cumps,

JI - WandereR

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